BlogBlogs.Com.Br

NACC

NACC
Núcleo de Apoio a Criança com Câncer

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Slackline e seus equipamentos

A onda de crescimento do slackline vem impulsionando a criação de equipamentos para a prática deste esporte, a fim de facilitar a vida dos praticantes e possibilitar a montagem de fitas mais altas e mais longas. Além é claro de alcançar níveis mais altos no aspecto da segurança.
A seguir vou mostrar alguns equipamentos exclusivos do slackline.
São eles:

Slack-Dog



Esta ferramenta foi criada por Scott Balcom autor do livro “Walk the Line”. Foi ele o primeiro a concluir a highline da Lost Arrow Spire – Yosemit –CA. Com sua vida dedicada ao slack criou as primeiras ferramentas exclusivas para o slackline entre elas a slack-Dog. Esta ferramenta serve para ancorar a fita, ou seja, prendê-la.
No caso de materiais como cordas e fitas, é no nó ou qualquer outro tipo de amarração o ponto mais frágil. Isso quer dizer que em uma fita que diz que agüenta 22 kN em seu estado normal,quando feito o nó ela vai agüentar 16 kN. Quer dizer que naquele ponto a fita perde resistência a carga ficando mais vulnerável.  Quando utilizado o slack-dog ela passa a agüentar 20 kN, perdendo menos resistência e mantendo valor próximo a sua carga inicial. Isso se deve ao seu desing que permite que não diminua tanto a resistência da fita.

Slack Banana




A slack banana deriva da slack-dog, sendo mais robustas. Alguns testes foram aplicados sobre ela, comprovando que ela mantém a resistência da fita, como pode ser visto http://www.scribd.com/doc/11523332/Slackline-Tests-.  Neste site pode ser visto como utiliza essa ferramenta: http://www.slackline-tools.de/michi/pages/de/equipment/metal.php

Polias Gêmeas (auto-blocante)



Esta ferramenta facilita bastante a montagem do sistema para tracionar a fita. Inicialmente desenvolvida pela Slackline brothers Inc. (http://laboutique.slack.fr), hoje também são fabricadas pela Slack Fr (http://laboutique.slack.fr) e no Brasil são vendidas pela Slackline Brasil. Consiste na adaptação de polias duplas com um blocante em uma das partes.

Line Locks



 São anéis que serve para fixar a fita na ancoragem, ao contrario da slack banana este lokers tem pequeno tamanha e não pesam quase nada, facilitando o transporte do equipamento. Geralmente são feitos do mesmo material dos mosquetões e também de aço.
Ainda existem vários tipos de empresas empenhadas no desenvolvimento de equipamentos melhores e mais seguros para o slackline. Posso citar alguns como a Slack Fr desenvolvendo mosquetões, polias e fitas específicas para cada modalidade. Como também a Slack Pro.

Line Grip

            
Este é o mais novo equipamento para slackline. Ele entra no grupo de locks, sendo que este prende a fita sem realizar nenhuma torção, possibilitando um menor desgaste do material. Este equipamento foi criado pela Slak Pro!. Empresa que esta se especializando em longlines e highline.


O que eu posso dizer é que no ano que vem vamos ver muitos records quebrados devido a evolução dos atletas e dos equipamentos, tornando mais fácil montar longline e highline cada vez mais altas e longas!
Existem ainda outros materiais utilizados para montar uma slackline proveniente da escalada, escalada industrial e outros segmentos,como por exemplo, catracas,outros tipos de blocantes, polias e etc.
É importante sempre avaliar a certificação de segurança e qualidade do equipamento e seguir as especificações de carga, ruptura e temperatura. Com isso você evita acidentes e ajuda o esporte a prosperar.

4 comentários:

  1. Parabéns, Alex, pela iniciativa do blog e o trabalho e a divulgação que você vem fazendo com o slack. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Alex, bom dia!!

    Meu nome eh Patryk e temos uma amiga em comum, a Marianna Neves!!!

    Cara, gostaria de mais detalhes sobre onde praticar...

    Ela me falou que vc estah morando aqui em Recife e que tem uns dias que estais por lá em Boa Viagem.

    Manda os contatos aew!!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Alex,

    Trabalho em empresa chamada NEREA (www.lojanerea.com.br), estamos sediados em Belo Horizonte, onde atualmente somos uma referência em relação a venda de slackline, gostaria de conversar mais a respeito com você. Meu e-mail é bruno@nerea.com.br

    aguardo contato
    att
    Bruno Gontijo

    ResponderExcluir
  4. BRothers,,, alguém pode me dizer mais ou menos qunto custaria o equipamento completo de Slackline, sendo equipamentos de baixa ou media qualidade... agradeço muito.. moro em Boa Vista - Roraima... aqui nao acho esses equipamentos... brigadao abraço...

    victor_A_M_vilhena@hotmail.com


    Victor Vilhena

    ResponderExcluir