BlogBlogs.Com.Br

NACC

NACC
Núcleo de Apoio a Criança com Câncer

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SLACKLINE E EMPREENDEDORISMO


O dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define a palavra “empreender” como a ação de praticar, de pôr em execução. Li uma vez neste artigo (http://www.scribd.com/doc/13389657/Cap03-Empreendedorismo-conceitos-e-principios) que a United States Agency for International Development (USAID) indicaram que existem dez características presentes em empreendedores bem-sucedidos em diversos países pesquisados. Acho que essas características são as mesmas desenvolvidas na prática do slackline.Bem vou descrever cada uma na ótica de um praticante de slackline.São elas:
1. Busca de oportunidades e iniciativa


Para quem quer começar a andar de slackline a primeira coisa é procurar uma área para montar a fita (geralmente próximo a residência da pessoa, para facilitar a freqüência dos treinos) que estimule você ir lá.Como praças,parques ou praias.

2. Persistência


Não vai ser na primeira vez que tentar que vai conseguir andar a fita toda sem cair. Cair faz parte!! Desistir nunca perseverar sempre. Porque quanto mais tentar mais experiência vai ganhar, e com isso seu corpo e sua mente vão se acostumar com os movimentos e seu equilíbrio será desenvolvido. Com isso andar na fita passa a ser um movimento natural igual a andar no chão.

3. Aceitação de riscos


Após dominar andar na fita, já é fácil ir para lá e para cá. Começam os desafios de aprender as manobras. Cada manobra tem suas dificuldades e seus ricos. Antes de iniciar uma manobra nova é preciso se ter em mente suas dificuldades e as conseqüências em caso de erro. No caso da highline,que são fitas montadas em grandes alturas, a avaliação do risco é essencial, se faz necessário averiguar cada item da highline.Primeiro item,avaliar se os equipamentos são os corretos para esse tipo de atividade. Analisar onde vão er as ancoragens (pontos de fixação) e como elas vão ser colocadas. É necessário analisar se seu equipamento  que vai segurar você das quedas,se é adequado para isso. Depois é só se preparar mentalmente para vencer o desafio, pois não existe nada melhor do que vencer um novo desafio.

4. Exigência de eficiência e qualidade


Cada movimento realizado na fita tem que ser executado da melhor forma e com maior amplitude. Mas o que é isso? É fazer o movimento gastando menos energia, quanto mais firme e bem posicionado estiver o seu corpo na fita mais fácil será fazer as manobras. E quanto mais longa ou mais alta for sua manobra melhor será a qualidade dela. Por isso é importante treinar cada etapa da manobra, começo, meio e fim.
5. Comprometimento com o trabalho


Para evoluir no slackline é necessário estabelecer uma rotina mínima de treinos. Com isso seu corpo vai ficar sempre pronto para andar de slack, evitando lesões. E a prática do slack vira rotina em sua vida não prejudicando nenhuma outra atividade. Uma das melhores conseqüências dos comprometimentos com o trabalho é que você vai evoluir no esporte. Porque quem faz o esporte somos nós.

6. Estabelecimento de metas



É importante estabelecer metas. Com isso você aprenderá mais manobras e se divertirá mais. Não queira aprender todas as manobras de uma única vez. Cada semana escolha uma ou duas. Com isso seu acervo de manobras aumenta e você ainda pode estabelecer outras metas, tais como: montar longlines cada vez mais longas, highlines mais altas e por ai vai. O mais importante de tudo é ter em mente que cada um tem seu ritmo e tudo tem seu tempo.

7. Busca de informações


Procurar ficar atento o que acontece na sua região sobre o slack. Aprender com aqueles que já estão mais tempo no esporte ajudará melhorar seu rendimento na fita através de dicas e incentivos. Ficar atento aos novos equipamentos que são lançados, fitas, tracionadores, materiais de segurança e etc.

8. Monitoramento e planejamento sistemático


Procure fazer auto-avaliações freqüentemente, colocando em pauta seus pontos fracos e fortes. Planeje como melhorar seus pontos fracos e como manter seus pontos fortes no esporte. Procure organizar seus equipamentos, isso faz parte de um bom planejamento, evitando sustos na hora de montar e com isso você não terá situações como: caramba cadê meu mosquetão? Poxa pq não trouxe a minha fita mais longa. Organizar economiza tempo e facilita a montagem do slack.

9. Persuasão e rede de contatos


O slackline entra na vida da pessoa de tal maneira que você começa a querer convencer os outros a praticar esse esporte também, para que possam sentir aquela sensação boa que fica após andar sobre a fita e descobrir que hoje conseguir ir mais longe, passar mais tempo sobre ela ou aprendeu uma nova manobra. Crie grupos para prática de slack, com isso você vai ter com quem se divertir realizar eventos e conversar sobre o esporte.

10. Independência e autoconfiança


A independência é fundamental! Sempre procure ter sua fita, e aprender a montar o slack nas mais diversas situações. Para evitar a seguinte situação: imagine você aguarda a semana toda para andar de slack com seu amigo, e você que tem a fita, mas quem sabe montar é ele. Quando você chega ao local de sempre pra andar descobre que seu amigo não vai hoje. Acabou a brincadeira, você tem tudo, mas não sabe montar. Fique ligado nas técnicas de montar, se curioso e procure sempre aprender mais. Com isso você só tem a ganhar!

Acredite em você mesmo. Tudo é possível basta treino e perseverança.

2 comentários:

  1. Muito boa materia, valeu pelas dicas e pela iniciativa. Realmente quem comeca a praticar nao quer parar mais, chega a ser viciante. Abraco a todos

    ResponderExcluir