BlogBlogs.Com.Br

NACC

NACC
Núcleo de Apoio a Criança com Câncer

quinta-feira, 18 de março de 2010

Slackline ou Highline

Eis a questão: alto ou baixo??

O slackline pode ser praticado de diversas formas. Pode ser entre lagos e piscinas (waterline), para acrobacias e os mais diversos tipos de saltos (trickline e jumpline), grande travessias (longline) e entre montanhas e prédios (highline). Essas denominações são mais utilizadas comercialmente mas irei especificar cada um a seguir.

Waterline - É a maneira de praticar slack para atravessar piscinas, lagos ou entre rochas na praia. A altura pode varia de 1 metro da lâmina de água até uns 10 metros ou mais. O comprimento é variado.

Jumpline - O slack fica tencionado o máximo possível para propiciar grande impulso parecido como uma cama-elástica. Geralmente o comprimento da fita não é grande geralmente no máximo 15 metros. A altura é baixa para facilitar a entrada e saída da fita (de 50 cm a 1 metro)

Trickline - A fita não fica tão tencionada como a Jumpline pois o objetivo é manter o balaço da fita, ou seja, ela fica mais flexível permitindo balançar de um lado para outro.

Longline - São slack longos (como o nome sugere). Seu comprimento varia de 20 metros ate centenas de metros. Para montar este tipo de fita é bem mais complexo, onde o usuário necessita compreender mais sobre os sistemas de trações e polias.

Highline - Esta é a modalidade mais facinante e desafiadora! A técnica de atravessar é a mesma porém o fator psicológico é bastante elevado promovendo uma descarga de adrenalina enorme no praticante. Este tipo pode ser montado em topo de edifícios, árvores até montanhas. Geralmente é praticado usando backup, ou seja, com dois slack ou uma corda extra.O atleta fica amarrado ao slack em caso de queda. A altura pode variar de 10metros a centenas, e o seu comprimento também é variado.


Primeira travessia de um highline (1985)



Dean Potter é o nome do atleta de Highline mais Ousado da atualidade



Waterline




Jumpline





quarta-feira, 17 de março de 2010

O slackline

Olá a Todos!!

Da California para o mundo. O slackline não surge nas atividades circense como parece. Este esporte inicia na década de 80 no parque Yosemite Valley, onde os escaladores no seu tempo livre começaram a andar em correntes no estacionamento do parque. Os pineiros que ganharam destaque neste esporte foram Adam Grosowski, Ellington Jeff, Tucker Chongo, Balcom Scott e Darrin Carter . A atividade foi se aprimorando e passou usar as fitas no lugar de corrente e cordas, mosquetões e catacras. Atualmente existem kits específicos para a prática deste esporte.

Este aqui é um link interessante que trás a historia do slackline (http://www.slackline.com/2008/03/a-history-of-slackline.html).

O slackline no Nordeste também partiu dos escaladores e foi crescendo. Atualmente o perfil dos praticantes no Nordeste é diversificado indo de escaladores, passando por surfistas até empresários procurando uma atividade para relaxar após um dia estressante de trabalho.

A facilidade do esporte é que é fácil de transportar e pode ser praticado em quase todo tipo de ambiente, podendo ser: praias, parques, praças, florestas e montanhas.

Em breve estarei postando mais informações sobre o esporte e como comprar o kit slackline da Alto Estilo que estarei vendendo a partir de abril.